11.1.09

«caso esmeralda»: quase nada é o que parece.

O apelidado «caso Esmeralda» sempre me pareceu sobremaneira interessante e por diversos motivos. Foi logo demasiado evidente, desde que as primeiras notícias começaram a vir a público, que o assunto faria correr rios de tinta e - ou não fossemos nós o país do fado - de lágrimas e gritos de revolta. Suavizando a coisa, digamos apenas que era inevitável que o povo português – esse que é sempre tão solidário (apesar da crise), esse que se apressa a emitir opiniões (apesar do parco domínio dos temas), esse que de sábio e de louco tem sempre um pouco (mesmo que não tenha coisa nenhuma) - fizesse do assunto uma novela... à portuguesa. Ora, se fosse um cozido, os ingredientes seriam carnes de todas as variedades e legumes a acompanhar; mas tratando-se do romancear da realidade, fica-se por um argumento distorcido, bem ao estilo do luso provérbio «quem conta um conto acrescenta um ponto».

Ao longo do mês de Janeiro de 2007, recebi na caixa de correio electrónico, seguramente, uma mão cheia de e-mails solicitando a subscrição de uma petição promovida por um grupo de intelectuais, na sua maioria ligados ao Direito da Família, à Psicologia e à Sociologia, que seria remetida ao Supremo Tribunal de Justiça, juntamente com o pedido de habeas corpus para a imediata libertação do «pai afectivo» da menor Esmeralda (1). Provavelmente, o mesmo sucedeu a muitas outras pessoas. Em face do pedido, procurei informar-me sobre os fundamentos de tal movimento e apurar se as razões que o fundamentavam, já que, tal como sucederia com qualquer outra petição, só após concluir que estava em concordância com o teor da mesma é que a assinaria. Em resultado da minha superficial "investigação", cedo concluí que não estava e cedo percebi, também, que a realidade andava longe de ser o que aparentava nos jornais, nas revistas e na televisão.

Ao contrário do que muitos pensam e foi veiculado, o pai biológico da Esmeralda não apareceu do nada em 2007 reclamando a entrega da filha. Na verdade, este é um processo que se arrasta pelos tribunais há cerca de sete anos e no qual todas as decisões judiciais foram no mesmo sentido, o da entrega da menor aos cuidados do pai biológico. E compreende-se bem porquê, bastando para tanto invocar e datar alguns acontecimentos. Ora, vejamos.

A menor nasceu em Fevereiro de 2002, mas somente em Julho do mesmo ano é que o pai biológico foi inquirido no âmbito do processo de investigação da paternidade. Importa referir que Baltazar Nunes compareceu regularmente após a citação e que manifestou de imediato a disponibilidade para assumir a paternidade da menor, exigindo, contudo, que fossem realizados testes hematológicos a ambos para que essa paternidade fosse certificada cientificamente, já que a mãe da Esmeralda se prostituía. O resultado dos testes foi obtido em Janeiro de 2003 e a paternidade foi confirmada. No dia 24 de Fevereiro de 2003, Baltazar Nunes foi notificado do resultado e perfilhou imediatamente a menor. Apenas três dias depois requereu a regulação do poder paternal da filha, pois legalmente a criança estava sob a tutela da mãe biológica, já que o documento assinado pela mesma em que declarava entregá-la ao casal de «pais afectivos» não tem qualquer validade. Com base nesse pedido do pai biológico foi instaurado o processo administrativo para regulação do exercício do poder paternal.

Em Julho de 2004 foi prolactada a primeira sentença que atribuiu a guarda e o poder paternal da menor a Baltazar Nunes. Seguiram-se várias queixas do pai biológico ao Ministério Público, uma vez que os «pais afectivos» não lhe entregavam a Esmeralda e o seu paradeiro era desconhecido. Em Janeiro do ano seguinte, deu entrada no Tribunal Constitucional o sobejamente conhecido recurso do casal reclamando a sua audição como parte legítima no processo de regulação do poder paternal. Entretanto, vários mandados de entrega da menor foram emitidos, todos eles incumpridos, pois os «pais afectivos» mudaram várias vezes de endereço, tentando com isso evitar as notificações dos Tribunais, consubstanciando os seus comportamentos um crime de sequestro (ou, como entendeu o S.T.J., de subtracção de menor). Foi por esse mesmo crime que o sargento Luís Gomes começou a ser julgado em Dezembro de 2006, quando sobre o caso recaiu a atenção da imprensa. No âmbito desse julgamento, o Tribunal determinou a prisão preventiva devido ao risco de continuação de actividade criminosa (o sequestro mantinha-se desde 2004) (2). Pela prática desse crime foi o sargento condenado numa pena de prisão efectiva de seis anos (3).

Sucintamente, o que judicialmente se seguiu foram tentativas sucessivas de, por intermédio do Tribunal, alcançar consenso entre o pai biológico e os «pais afectivos», todas elas malogradas, o que deixou claro que teria de ser o Tribunal a determinar a quem seria confiada a Esmeralda. Finalmente, em Janeiro de 2009, após diversos relatórios que confirmam o bem-estar da Esmeralda com o pai Baltazar Nunes, surgiu a decisão de a entregar aos seus cuidados de forma definitiva (4) (5).

Pelo meio ficou, ainda, o aproveitamento da mãe biológica da Esmeralda para obter o visto de residência por ter uma filha de um pai português. Foi, portanto, graças à perfilhação de Esmeralda por Baltazar Nunes que a mãe biológica da menor conseguiu ficar em Portugal, mas sobre isto a mesma não fala. O pormenor é revelador do carácter da mãe de Esmeralda, cuja opinião, só porque é favorável à entrega da menor aos «pais afectivos», parece muito considerada. Todavia, este não deixa de ser um dado paralelo ao caso, pelo que me limito a estas considerações.

Gosto de acreditar que se todas as pessoas soubessem o verdadeiro desenrolar dos acontecimentos deste caso poucos seriam os que defenderiam a tese de que a Esmeralda deveria ser entregue aos «pais afectivos». Perante estes dados é inevitável concluir que o que este casal fez, em suma, foi retirar à Esmeralda a possibilidade de conviver com o pai biológico, senão desde o momento da perfilhação (que ocorreu quando a menor tinha apenas um ano e doze dias de idade), ao menos desde Julho de 2004, ou seja, a data da primeira sentença. A situação de «afectividade» que os jornais tanto invocam foi, nada mais, nada menos do que criada por este casal de modo artificial e ao arrepio das decisões judiciais e da vontade do pai biológico. Para a opinião pública passou a opinião de que Baltasar Nunes nunca se havia interessado pela filha, quando na realidade apenas três dias mediaram entre a confirmação da sua paternidade e o início das suas inúmeras tentativas para que a criança lhe fosse confiada. Facilmente se antevê quem haverá de ter passado tais informações falsas para a imprensa: os únicos que daí poderiam obter benefício.

A versão que chegou aos Tribunais é, pois, bastante diferente da "verdade" que entrou pela porta dos portugueses. Independentemente de acreditarmos ou não que os «pais afectivos» fizeram o que fizeram por amor ou por qualquer outro motivo igualmente nobre, o que importa apurar é se o poderiam ter feito, ou seja, se o fizeram no interesse da criança. E aqui surgem, necessariamente, as maiores reservas.

A biologia não é determinante para criar um ambiente saudável para a educação de uma criança. A adopção prova-o irrefutavelmente, os milhares de crianças cuja educação é feita por instituições ou mesmo parentes afastados também. Contudo, não é pelo facto de não ser determinante que a biologia pode ou deve ser afastada. O que pretenderam fazer os «pais afectivos» foi privar a Esmeralda dos seus vínculos biológicos quando não existia qualquer motivo para isso. Ademais, tudo fazendo contra as decisões judiciais, ganhando tempo para cimentar uma relação afectiva sabendo já que não deveriam fazê-lo. Perante isto, sinceramente, eu tenho sérias dúvidas em reconhecer que agiram no «supremo interesse da criança».

Os «pais afectivos» tudo fizeram para que o tempo jogasse a seu favor, o que veio a acontecer, pelo menos no que respeita à opinião pública que, a reboque das petições para a sua libertação, crucificou injustamente o sistema judicial português sem qualquer motivo para tal. Porém, é evidente que, mais do que favorecer os «pais afectivos», o tempo prejudicou a Esmeralda. Estava bom de ver que um dia a menor haveria de ser localizada e o desfecho só poderia ser este – mais tarde ou mais cedo.

Observado o caso ao microscópio, seria bom que dele se extraíssem as devidas consequências e se compreendesse que as histórias têm sempre duas versões e nem sempre a mais ouvida é a mais verdadeira, ou seja, que nem sempre as coisas são o que parecem. Aliás, bem vistas as coisas, no «caso Esmeralda» quase nada é.

_______________

Notas:
(1) O acórdão do STJ, de 01.02.2007, que indeferiu o pedido de habeas corpus pode ser integralmente lido aqui.
(2) Curiosamente, ninguém pareceu reflectir sobre a razão pela qual a mulher do sargento, Adelina Lagarto, não está a ser julgada pela prática deste crime no âmbito do mesmo processo, mas a resposta é simples: graças a manobras de mudanças de endereços, uma vez mais, o Tribunal não conseguiu citá-la. Já Luís Gomes, por ser militar, não podia escapar tão facilmente (a lei considera o seu domicílio o local onde desempenha as suas funções, tornando relativamente fácil a sua citação).
(3) O acórdão do Tribunal colectivo de 1.ª instância, de 16.01.2007, pode ser lido integralmente aqui. Desta decisão foi interposto recurso pelo próprio Ministério Público, pugnando pela diminuição da medida da pena para quatro anos. O Tribunal da Relação de Coimbra decidiu aplicar uma pena de prisão de três anos, suspensa por igual período. O Supremo Tribunal de Justiça viria a alterar a qualificação jurídica do crime para subtracção de menor, aplicando uma pena de prisão de dois anos, suspensa por igual período, subordinando a suspensão ao cumprimento de vários deveres relacionados com a menor. O sargento foi ainda condenado no pagamento de uma indemnização a Baltazar Nunes, no valor de €30.000,00 (o acórdão do STJ, de 10.01.2008, pode ser integralmente lido aqui).
(4) A decisão do Tribunal de Torres Vedras, de 08.01.2008, pode ser integralmente lida aqui.
(5) Uma cronologia mais completa pode ser consultada aqui.

[Também publicado em PNETjuris, PNETcrónicas e na edição impressa do jornal «Póvoa Semanário» de 24.01.2009.]

© Marta Madalena Botelho

eu

[m.m. botelho] || Marta Madalena Botelho
blogues: viagens interditas [textos] || vermelho.intermitente [textos]
e-mail: viagensinterditas @ gmail . com [remover os espaços]

blogues

os meus refúgios || 2 dedos de conversa || 30 and broke || a causa foi modificada [off] || a cidade dos prodígios || a cidade surpreendente || a curva da estrada || a destreza das dúvidas || a dobra do grito || a livreira anarquista || a mulher que viveu duas vezes || a outra face da cidade surpreendente || a minha vida não é isto || a montanha mágica || a namorada de wittgenstein || a natureza do mal || a tempo e a desmodo || a terceira noite || as folhas ardem || aba da causa || adufe || ágrafo || ainda não começámos a pensar || albergue dos danados || alexandre soares silva [off] || almocreve das petas [off] || animais domésticos || associação josé afonso || ana de amsterdam || antónio sousa homem || atum bisnaga || avatares de um desejo || beira-tejo || blecaute-boi || bibliotecário de babel || blogtailors || blogue do jornal de letras || bolha || bomba inteligente || cadeirão voltaire || café central || casadeosso || causa nossa || ciberescritas || cibertúlia || cine highlife || cinerama || coisas do arco da velha || complexidade e contradição || córtex frontal [off] || crítico musical [off] || dados pessoais || da literatura || devaneios || diário de sombras || dias assim || dias felizes || dias im[perfeitos] || dias úteis || educação irracional || entre estantes || explodingdog > building a world || f, world [guests only] || fogo posto || francisco josé viegas - crónicas || french kissin' || gato vadio [livraria] || guilhermina suggia || guitarra de coimbra 4 [off] || húmus. blogue rascunho.net || il miglior fabbro || imitation of life || indústrias culturais || inércia introversão intusiasmo || insónia || interlúdio || irmão lúcia || jugular || lei e ordem || lei seca [guests only] || leitura partilhada || ler || literatura e arte || little black spot || made in lisbon || maiúsculas [off] || mais actual || medo do medo || menina limão || menino mau || miss pearls || modus vivendi || monsieur|ego || moody swing || morfina || mundo pessoa || noite americana || nuno gomes lopes || nu singular || o amigo do povo || o café dos loucos || o mundo de cláudia || o que cai dos dias || os livros ardem mal || os meus livros || oldies and goldies || orgia literária || ouriquense || paulo pimenta diários || pedro rolo duarte || pequenas viagens || photospathos || pipoco mais salgado || pó dos livros || poesia || poesia & lda. || poetry café || ponto media || poros || porto (.) ponto || postcard blues [off] || post secret || p.q.p. bach || pura coincidência || quadripolaridades || quarta república || quarto interior || quatro caminhos || quintas de leitura || rua da judiaria || saídos da concha || são mamede - cae de guimarães || sem compromisso || semicírculo || sem pénis nem inveja || sem-se-ver || sound + vision || teatro anatómico || the ballad of the broken birdie || the sartorialist || theoria poiesis praxis || theatro circo || there's only 1 alice || torreão sul || ultraperiférico || um amor atrevido || um blog sobre kleist || um voo cego a nada || vida breve || vidro duplo || vodka 7 || vontade indómita || voz do deserto || we'll always have paris || zarp.blog

cultura e lazer

agenda cultural de braga || agenda cultura de évora || agenda cultural de lisboa || agenda cultural do porto || agenda cultural do ministério da cultura || agenda cultural da universidade de coimbra || agenda de concertos - epilepsia emocional || amo.te || biblioteca nacional || CAE figueira da foz || café guarany || café majestic || café teatro real feitorya || caixa de fantasia || casa agrícola || casa das artes de vila nova de famalicão || casa da música || centro cultural de belém || centro nacional de cultura || centro português de fotografia || cinecartaz || cinema 2000 || cinema passos manuel || cinema português || cinemas medeia || cinemateca portuguesa || clube de leituras || clube literário do porto || clube português artes e ideias || coliseu do porto || coliseu dos recreios || companhia nacional de bailado || culturgest || culturgest porto || culturporto [rivoli] || culturweb || delegação regional da cultura do alentejo || delegação regional da cultura do algarve || delegação regional da cultura do centro || delegação regional da cultura do norte || e-cultura || egeac || era uma vez no porto || europarque || fábrica de conteúdos || fonoteca || fundação calouste gulbenkian || fundação de serralves || fundação engenheiro antónio almeida || fundação mário soares || galeria zé dos bois || hard club || instituto das artes || instituto do cinema, audiovisual e multimédia || instituto português da fotografia || instituto português do livro e da biblioteca || maus hábitos || mercado das artes || mercado negro || museu nacional soares dos reis || o porto cool || plano b || porto XXI || rede cultural || santiago alquimista || são mamede - centro de artes e espectáculos de guimarães || sapo cultura || serviço de música da fundação calouste gulbenkian || teatro académico gil vicente || teatro aveirense || teatro do campo alegre || theatro circo || teatro helena sá e costa || teatro municipal da guarda || teatro nacional de são carlos || teatro nacional de são joão || teatropólis || ticketline || trintaeum. café concerto rivoli

leituras e informação

365 [revista] || a cabra - jornal universitário de coimbra || a oficina [centro cultural vila flor - guimarães] || a phala || afrodite [editora] || águas furtadas [revista] || angelus novus [editora] || arquitectura viva || arte capital || assírio & alvim [editora] || associação guilhermina suggia || attitude [revista] || blitz [revista] || bodyspace || book covers || cadernos de tipografia || cosmorama [editora] || courrier international [jornal] || criatura revista] || crí­tica || diário de notícias [jornal] || el paí­s [jornal] || el mundo [jornal] || entre o vivo, o não-vivo e o morto || escaparate || eurozine || expresso [jornal] || frenesi [editora] || goldberg magazine [revista] || granta [revista] || guardian unlimited [jornal] || guimarães editores [editora] || jazz.pt || jornal de negócios [jornal] || jornal de notí­cias [jornal] || jusjornal [jornal] || kapa [revista] || la insignia || le cool [revista] || le monde diplomatique [jornal] || memorandum || minguante [revista] || mondo bizarre || mundo universitário [jornal] || os meus livros || nada || objecto cardí­aco [editora] || pc guia [revista] || pnethomem || pnetmulher || poets [AoAP] || premiere [revista] || prisma.com [revista] || público pt [jornal] || público es [jornal] || revista atlântica de cultura ibero-americana [revista] || rezo.net || rolling stone [revista] || rua larga [revista] || sol [jornal] || storm magazine [revista] || time europe [revista] || trama [editora] || TSF [rádio] || vanity fair [revista] || visão [revista]

direitos de autor dos textos

Os direitos de autor dos textos publicados neste blogue, com excepção das citações com autoria devidamente identificada, pertencem a © 2008-2019 Marta Madalena Botelho. É proibida a sua reprodução, ainda que com referência à autoria. Todos os direitos reservados.

direitos de autor das imagens

Os direitos de autor de todas as imagens publicadas neste blogue cuja autoria ou fonte não sejam identificadas como pertencendo a outras pessoas ou entidades pertencem a © 2008-2019 Marta Madalena Botelho. É proibida a sua reprodução ainda que com referência à autoria. Todos os direitos reservados.

algumas notas importantes sobre os direitos de autor

» O âmbito do direito de autor e os direitos conexos incidem a sua protecção sobre duas realidades: a tutela das obras e o reconhecimento dos respectivos direitos aos seus autores.
» O direito de autor protege as criações intelectuais do domínio literário, científico e artístico, por qualquer modo exteriorizadas.
» Obras originais são as criações intelectuais do domínio literário, científico e artístico, qualquer que seja o seu género, forma de expressão, mérito, modo de comunicação ou objecto.
» Uma obra encontra-se protegida, logo que é criada e fixada sob qualquer tipo de forma tangível de modo directo ou com a ajuda de uma máquina.
» A protecção das obras não está sujeita a formalização alguma. O direito de autor constitui-se pelo simples facto da criação, independentemente da sua divulgação, publicação, utilização ou registo.
» O titular da obra é, salvo estipulação em contrário, o seu criador.
» A obra não depende do conhecimento pelo público. Ela existe independente da sua divulgação, publicação, utilização ou exploração, apenas se lhe impondo, para beneficiar de protecção, que seja exteriorizada sob qualquer modo.
» O direito de autor pertence ao criador intelectual da obra, salvo disposição expressa em contrário.